domingo, 21 de dezembro de 2008

Blargh!!

Aprendi a ser estranha. Nesse mundo de muitas impossibilidades ser normal é chato demais.
Xingo, bebo, questiono, aponto, brigo, choro, não durmo, gargalho, ouço e faço tudo de um jeito estranhamente estranho.
Me conheço razoavelmente bem porque me defendo com meus defeitos e na maior parte do tempo faço questão de esconder as minhas qualidades: elas são para poucos.
Eu não como banana, não uso rosa, tenho o joelho fora do lugar, coço a garganta de noite, balanço o pé pra tentar dormir e, sou assumidamente rabujenta: eu sempre reclamo do improvável e do previsível também.
Acredito em poucas coisas... O espírito pós-moderno de pessimismo já tomou conta de mim há muito tempo... Não tenho mais paciência pra bancar a "fun people". Estou velha. Velha, chata, mal humorada e rabujenta. Rá!!

PS: Se você não consegue enchergar a farsa, azar o seu!! rsrsrs

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Jaco

_______________________________________________________

Tudo deveria ser intenso como o som do Jaco. Enquanto uns acham que o mundo seria melhor se todos sambassem, penso que um pouquinho de jazz traria, pelo menos, mais inteligência e sensibilidade a "essa gente careta e covarde".
Jaco meu parceiro de muitas horas de insônia. O gênio estúpido e burro. Comê-lo-ia se pudesse!
Ai, ai... Devaneios de uma mente corrompida pela quase perfeição... Se eu dormir hoje, com certeza sonharei com ele....

________________________________________________________

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

....e o sentimentooooo não pode parar!!!





Sempre gostei de futebol! Sabe aquelas coisas que são tão importantes na nossa vida que não conseguimos determinar quando começou? É isso! Minhas primeiras memórias futebolísticas são da copa de 1986. Lembro das bagunças de pintar a rua e da minha mãe querendo dar a meu irmão o nome de jogador de futebol: Muller... Ainda bem que saiu Thiago no sorteio! rsrs
Na época a tecnologia de transmissão de imagens era bem precária se comparada ao que temos hoje e, meu velho pai, na falta de um filho homem me dava a missão para cada fim de semana de embarque: "Filha, assite os jogos, vê direitinho quem fez os gols e depois conta tudo pro papai". Pronto!!! Aos 5 anos eu já deixava de brincar pra ver jogo, a coisa só melhorava quando meu pai chegava....Era uma festa ver jogo com ele!
Mais ou menos nessa época eu dizia que era Vasco da Gama quando alguém perguntava meu time. Cresci dizendo que torcia pro Vasco. Talvez Roberto Dinamite tenha alguma culpa nisso. Era fácil vê-lo jogar. Admito que ele me chamava atenção pelo nome: o mesmo do meu pai. O mais engraçado é que depois veio Bebeto...Outro moço Roberto e pra melhorar baiano. Parecia que dentro das minhas possibilidades de associar futebol com qualquer coisa, o único time que "se encaixava" na minha vida era o Vasco.
"Pobre meu pai", um rubro-negro com uma filha vascaína. Pior: que escolheu o time só porque tinha um jogador bom com o nome dele.
O fato é que minha paixão só aumentou. Torcer consciente pro Vasco na década de 90 não foi nenhum sofrimento: tri-campeão carioca, campeão brasileiro, campeão da libertadores....O time jogava como uma extensão do meu amor e orgulho de ser vascaína. Só de lembrar eu me arrepio!
Na década de 90 ganhei minha segunda camisa, com patrocínio da coca-cola...Linda!! Apanhei, levei pedrada, fiz apostas, meu quarto deixou de ser rosa e passou a ser preto e branco, com direito a uma bandeira que cobria minha cama todos os dias!
Viradas inesquecíveis!! Edmundo, Evair, Mauro Galvão, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Felipe, a anta do Jardel, Ricardo Rocha, Tinho, Mazinho, Carlos Germano, Valdir Bigode, França, Odvan, Luisão, Donizete, Romário, Euller...Ai putaquepariu!!! Escreveria um texto inteiro só com nome de jogadores do Vasco!!
Fiz vestibular em 1998. No terceiro dia de prova da primeira fase, o vasco disputava a final do Mundial Interclubes. Quase morri!! Voltei de ônibus pra casa com minha camisa preta, número 4, chorando...
Em 2000 assisti a virada do século! Qualquer ser humano amante do futebol e consciente do que é uma boa partida sabe que aquilo foi simplesmente sensacional. Ate hoje eu choro quando vejo lances daquele jogo.... "O vasco é o time da virada, o vasco é o time do amor".
Não posso esquecer obviamente da final do campeonato de 2000. Horário nobre da Rede Bobo e Eurico FDP Miranda manda estampar SBT na camisa dos jogadores. Sensacional!! A melhor coisa que Eurico fez!!
O século XX virou pro time da virada. Estavamos em todas, mas sem ganhar nada!! O Famoso Vice da Gama. Nessa brincadeira eu estabeleci que tinha uma missão: vascainizar o mundo! Tive sucesso com meus primos e fracassei com meu irmão.
Entre títulos e vice-campeonatos meu amor pelo vasco sempre foi o meu amor pelo vasco. Isso até esse fim de semana....
O Campeonato de 2008 foi um verdadeiro fracasso. Politicagens, um elenco terrível (Jesus, o que é Jorge Luís?), arbitragem péssima e jogadores desmotivados. Tudo foi contra o Vasco esse ano!!
Inacreditável! Quanto mais as rodadas passavam, maio era o desespero e a sensação de "fudeu".
A última rodada seria decisiva e decidi que ia pra apoiar meu time...
Chegamos no Rio bem cedo, a ansiedade não tinha tamanho. Foi bom compartilhá-la com outras pessoas e ouvir coisas do tipo: "O vasco não vai cair...Vc vai ver...1x0...Gol de Edmundo". O sentimento só crescia.
Olhar São Januário 3 horas antes do jogo foi surreal. Torcedores por todos os lados. Todo mundo bebendo (eu não, ainda estou nos antibióticos), rindo, cantando...Putz!! Quando o estádio começou a ficar cheio eu não cabia dentro de mim...Tremia de tanta ansiedade. A missão era quase impossível, mas eu estava lá por amor e pra apoiar meu time.
Eis que o jogo começa..."Fica Edmundo"! Lindo demais!! Eu já chorava...Fiquei meio tonta, sem saber se olhava o jogo ou a torcida. Lindo demais! Lindo demais!
Alguém avisa: "o Atlético Paranaense fez 1 gol". Inferno!! O jogo também estava péssimo. Tinha jogador parado no campo, jogador que não ia arriscar sua canela...É triste dizer que Odvan estava raçudo demais, foi o melhor...Piada: Odvan o melhor jogador da partida!
O Vitória fez 1, fez 2 e eu fui embora...Desci as escadas chorando, correndo, um pouco assustada. Olhar pro lado era péssimo: outras pessoas chorando, correndo, xingando, querendo briga, polícia pra todos os cantos...100% tensão e tristeza.
Vi um senhor amparado por filho e neto...Cruzes! Um mocinho sóbrio sentado na poça de mijo chorando... Outro agachado no meio de rua chorando...Aff! Eu não podia chorar mais porque a falta de ar era mais forte. Na mesma hora alguém acionou o botãozinho de enxaqueca e outro de "tô muda".
Parecia uma tragédia. Só de lembrar do desespero que vi choro. Eu sabia que ia ser dolorido, mas é muito maior do que imaginei. 24 hrs depois do jogo eu ainda não tinha conseguido dar um sorriso e, se ri agora, ainda sim foi pela metade. Estou triste demais...
Alguma coisa mudou... Eu hoje amo mais o Vasco do que em 1998!! Essa tristeza toda deu outro significado pra minha relação com o futebol. Pra quem está acostumado a me ver sorrir, pode esperar uma pessoa mais séria... Parte da alegria se desfez e se transformou em amor incondicional porque: " Sou vascainooooooooooooooo e o sentimento não pode pararrrrrrrrrr"....


PS: Pior ano da minha vida!! Maldito seja 2008! Falta menos de 1 mês pra esse eterno inferno astral passar!! Na virada vou gritar: 2008 vai se fuder seu filho da puta!